Nome: Kirito (キリト)

Nome Real : Kirigaya Kazuto (桐ヶ谷和人)

Idade: 17 anos (14 ao entrar em SAO), nascido em 7 de outubro de 2008

Dublado por Yoshitsugu Matsuoka

AVISO: ESTE POST CONTÉM SPOILERS !!

Kirito é o protagonista principal da série Sword Art Online. Seu nome dos jogos, Kirito, deriva de seu nome real: Kirigaya Kazuto. Ele foi um dos 1.000 escolhidos para realizarem o teste Beta de Sword Art Online, o primeiro VRMMORPG para o NerveGear. Ele também foi, junto com outros 10.000 jogadores, preso no incidente SAO.

Kirito

Kirito é um jogador Solo, ou seja, que joga sozinho e não costuma ficar em grupos ou guildas. Ele é também um Beater (mistura da palavra Beta com Cheater) devido aos acontecimentos durante a batalha contra o Boss do primeiro andar (vide ep. 2).

É conhecido como o Espadachim Negro, devido à sua preferência por equipamentos de cor negra e o fato incomum de usar uma Espada de uma mão sem escudo. Posteriormente também receberá o título de Dual Blade Swordsman (Espadachim das Lâminas Duplas), devido à habilidade única chamada Dual Blades. Comumente chamado de Beater, não costuma entrar em grupos, tampouco em guildas. As únicas guildas que entrou, foram Os Gatos Negros do Luar e Cavaleiros do Juramento de Sangue.

A habilidade Dual Blades é concedida ao jogador do jogo com maior velocidade de reação, com o propósito de “destinar” esse jogador a ser aquele que enfrentará o Boss do centésimo andar. Entretanto, Kirito desmascara Kayaba Akihiko (que jogava com Heatcliff) e encerra o jogo no andar 75, após a luta contra o Boss, The Skull Reaper (vide ep. 14).

Kirito Real Life

Kirito é uma pessoa de bom coração e gentil com as pessoas. Entretanto, como dito pelo Klein, Kirito tem dificuldade com as palavras e pode ser bem direto. Isso é devido ao seu amor (desde pequeno) pelo computador e pouca convivência social. Solitário, está sempre calmo e dificilmente demonstra suas emoções. No entanto, ao longo dos dois anos em Aincrad, quando o assunto é sobre a segurança de seus companheiros, ele se torna bastante sério.

Yui Sleep

Em Aincrad, Kirito é casado com Asuna (Yuuki Asuna) e possui uma filha (programa) chamada Yui. No mundo real, é o namorado de Asuna. Ele também possui uma irmã mais nova chamada Kirigaya Suguha. Entretanto, apesar de serem primos, foram criados como irmãos, devido ao falecimento dos pais de Kazuto.

Kirito

No segundo arco (ALfheim Online), a maioria dos jogadores de SAO conseguem sair do jogo e acordar, mas uma minoria de 300 pessoas, incluindo Asuna, continuam presos ao Nerve Gear por razões desconhecidas. Informado pelo Egil, através de uma foto tirada do mundo de ALO, de que Asuna poderia estar presa no mundo de ALfheim, Kirito decide entrar novamente nos jogos de VRMMORPG pelo Nerve Gear a fim de resgatar Asuna.

Dentro do jogo, Kirito escolhe a raça Spriggan devido às cores pretas da vestimenta. No caminho para chegar à Arvode Mundial, onde Asuna estaria aprisionada, ele consegue ressucitar Yui (em forma de Pixie de navegação) e conhece Lyfa, (raça Sylph) e descobre posteriormente que é sua prima, Kirigaya Suguha.